terça-feira, 29 de abril de 2008

Aventura


Eis-nos então no início de uma nova aventura...


A Maria e eu decidimos dar o passo. Não que nos queiramos casar, juntar, ter filhos. Mas sim, no fundo tudo isso: constituímos uma empresa, demos à luz a TANTAS PATAS - Clínica Veterinária e Pet Spa. Nome talvez pomposo para criança mas ainda assim a nossa criança.


Encontrámos o espaço ideal, em Benfica, boa acessibilidade, muito espaço, bom ambiente. Já nos sentimos em casa. Estamos prontos para começar a trabalhar.


Bem, na verdade, esta mensagem peca por atrasada, pois já lá vai quase um mês que começámos.


Deixámos para trás o local em que fomos colegas durante nove anos, abraçámos o projecto que se espera dure muitos múltiplos dos mesmos anos. Já recebemos amigos, já fizemos amigos, já suámos, já exasperámos, já rimos, muito...


Um amigo fez-nos o logo que se vê no perfil o qual, nem imagino porquê, passou de azul a laranja. O Pedro depois resolve.


Nos próximos tempos vamos dar-vos a conhecer o espaço, as pessoas, os projectos, o dia-a-dia.


Querem saber o que é uma clínica veterinária? Acompanhem aqui a nossa aventura...


Até já!

9 comentários:

Alexa disse...

E que bela aventura essa que empreenderam juntos!

A ideia do blog e da narração das vivências na vossa clínica é excelente!

Que tudo vos corra pelo melhor, são os desejos sinceros desta vossa cliente!

Um abraço

P.S. - O "Às Patas Tantas" já se encontra nos links do "Palavras&Imagens" e no "7 Gatos dos Quintais" :)

Cecilia disse...

Muitas felicidades para a vossa "filhota" TANTAS PATAS!
Continuem a brindar-nos com as vossas histórias diárias.

Isabel disse...

Pois é...uma grande aventura que, tenho a certeza irá longe!
Será uma "filha e patas"!!
Com carácter, princípios morais, com muito amor e conselhos para dar, com novos horizontes e persistente nas suas ideias... mas sempre no interesse do bem estar dos animais; ajudando os seus amigos de 2 patas a cuidar ainda melhor dos que tem 4, mas nem por isso menos indefesos!
E essa aventura já começou com o nosso barulhento e amigo "Nico"(um especial e carinhoso Obrigado)...com as nossas meninas felinas lindas e selvagens, dificeis de tratar, retiradas do inferno, e que hoje têm uma nova vida!
FELIZ E LONGA VIDA A TODOS OS QUE NELA COLABORAM PARA MUDAR MENTALIDADES!

rutinha disse...

votos de muuiito sucesso! nós cá viremos ver das novidades!
bjs e turras,
rute e marley

Isabel disse...

Oa animais não aparecem na nossa vida por acaso... aliás, NADA ACONTECE POR ACASO!
O Niki, a quem chamei de Nico( coincidência), um caniche que apareceu na rua, perdido,no 1º dia de trabalho na clinica, em Abril. Por causa dele... cheguei atrasada depois do almoço e apanhei uma multa!!! :-))
Muito meigo e muito ansioso!Depois de umas quantas casas de acolhimento,2 novos donos falhados e imensos cartazes colocados a apelar por um novo dono ou pelo dono, veio parar à clinica para não ir pró canil! De dia lá estava ele a enfernizar os nossos ouvidos com o seu choro e a acarinhar-nos com a sua meiguice; de noite, lá ía ele para casa da avó Lurdes!Mais uns cartazes depois (ao fim de um mês), quando estava a ser mostrado a uma suposta nova família (pela 3ª vez), eis que passa um carro e aparece um senhor a chamar "Niki!".
Voltei-me e o Nico que estava ao meu colo, saltou direito ao senhor e ambos se abraçaram! A minha reacção foi de perplexidade e agarrei logo no cão e, no meio de perguntas sem resposta, tirei o senhor da estrada e puxei-o para o passeio!Bom, muito choro depois, o Niki entrou para o seu carro e adormeceu logo, que nem um guerreiro de regresso a casa!!
Não fosse o facto de voltar a colocar os cartazes na rua, 1 mês depois e não o ter levado para o canil, ele não teria encontrado os donos que o procuravam desde então!
É muito especial a história deste cão que se cruzou comigo...; mexeu com a sensibilidade de todos, uns mais que outros e cada um por seus motivos, mas o que é certo é que dava para perceber que ele tinha um destino...o que eu sentia, corroborado por aquilo que a Maria também sentia... levou-nos sempre a persistir no encontro do seu dono e em não deixá-lo ir para o canil. A foto deste cão esteve exposta na loja onde normalmente era tosquiado e lhe davam banho... mas nem por isso deram atenção; se o tivessem feito, este animal teria voltado para casa uma semana depois e todo este sofrimento teria sido evitado!
Ainda bem que na Tantas Patas,desde o início, todos os animais são fotografados antes e depois da tosquia... ou não estivesse lá um risonho (mal feito) na sala dos banhos pintado na parede, que não nos deixa esquecer! Este foi o 1º animal que encontrei desde que estou na Tantas Patas...! Querem os capítulos seguintes? É que a telenovela ainda vai a meio....

Isabel disse...

Ora muito bem! Deixem-me ver se me lembro do capítulo seguinte...
Ah! Foi um gatinho... a 6 de Junho!
Lá vinha eu com os meus cães para mais um passeio nocturno quando olhei para uma coisa que mal se mexia, atrás de um pneu de um carro!
Vinha com uma amiguinha minha e foi o que valeu. Ela segurou-me nos cães, fui tocar a casa de uma amiga dos animais e pedir-lhe uma transportadora e ajuda para apanhá-lo! Ele estava tão mal, que pouco tempo se aguentava de pé... quase nem conseguia virar a cabeça sem cair! Quando tentámos apanhá-lo, bufou e caiu para o lado, isto depois de se ter enfiado debaixo do carro, de onde foi um bocado complicado tirá-lo! Haviam de ver... a "Bebéu" de rabo para o ar, do lado da estrada (bonito!!!), a assustar o gato para ver se ele saía pela frente do carro! Telefonei logo ao Doutor que se prontificou a ir à Clinica. Acho que cheguei a tempo de pelo menos minorar o sofrimento dele! É que as minhas histórias com gatos são todas (ou têm sido até agora, mas isso é outro capítulo), casos perdidos, em que estão moribundos à espera de alguém que os salve de morrer a sofrer! Foi o que aconteceu com este amiguinho! Ele estava muito, muito desidratado e com uma temperatura extremamente baixa (35º); cheirava muito mal e acho que só precisava de um sítio para descansar! No dia seguinte, a temperatura ainda estava mais baixa (32º)... e tinha defecado pela boca, além do cheiro intenso a urina e o que ele precisaria de fazer para tentar com que sobrevivesse, não significava que se salvasse devido ao avançado da sua idade!
Foi com muita pena mas muito amor no coração que disse ao doutor para terminar o seu sofrimento! De certeza que ele agora, estará muito melhor...!

Isabel disse...

E lá vamos para o 4º capítulo...porque o 3º foi o do gatinho "mexilhão"...que infelizmente não se aguentou!
O desfecho deste capítulo, pouco feliz, está muito recente e por isso vou ser breve!
No dia 18 de Maio, ía a regressar a casa depois do passeio matinal com os meus cães, quando encontrei um cãozinho, de patas curtas que olhava para mim e me fazia "olhinhos"...! Tinha medo dos meus cães, mas não parava de tentar chegar-se a mim! Bom, depois do "Nico" e de 3 anos a apanhar animais abandonados e a encaminhá-los, o sofrimento que sinto por eles não diminui e ainda mais quando não temos solução para eles! Fui para casa na esperança que ele retomasse o seu rumo! Uns minutos depois saí para tomar café e eis que, quando estava sentada, me chamaram a atenção para um animal que seguia uma e outra pessoa e regressava ao passeio onde acabou por se deitar ao sol!
Olhei na esperança que não fosse ele... mas foi em vão! Era mesmo ele! Bom, decidi que não podia fazer nada, não tinha onde o recolher...não podia salvar o mundo, blá, blá,blá! "Desliguei" da situação; entretanto uma amiga pediu-me para o apanhar porque uma senhora ía levá-lo para o canil da Associação para lhe arranjar um dono! Lá fui eu! Bom, (disse que ía ser breve)apanhei-o, dei-lhe banho na Tantas Patas, e arranjou-se logo uns donos para ele! Maravilha...nem queria acreditar!!
Uma semana depois a maravilha tornou-se em pesadelo para ele... supostamente ía passar uma semana no canil, porque a senhora ía ser operada, mas acabou por ser abrigado na Tantas Patas, a pedido da senhora da Associação, para que não estranhasse! Só que cerca de uns 10 dias depois, os donos já não o queriam!!! A corda parte sempre para o lado dos mais fracos!
Acabou por ir ficando na Tantas Patas! É um amor, muito carente, mas com muito bom carácter! Entretanto foi castrado e vacinado!
Desde o início, que o tenho anunciado nos jornais, na Net em vários sitios, nos cartazes de rua...mas não aparecia ninguém para o adoptar!
Arranjou-se entretanto uma outra dona onde esteve uma semana, mas que só deu mau resultado! Por variados motivos,começámos a falar sobre o que seria melhor para ele, visto ele já estar lá quase há 2 meses!
É que ele tinha-nos como donos, a clinica era a sua casa o seu território... uma vez teve de ficar de castigo (fechado numa sala) porque se virou a um cão por ciúmes! No entanto, nós não iríamos ficar com ele...e cada vez mais ele se agarrava a nós! Aos fins de semana e feriados ora ía eu tratar dele na clinica ora ía com a Maria para a sua casa; passeava de manhã mal eu chegava, ao almoço e à tarde antes da clinica fechar. No inicio chorava quando o fechavamos na sala, depois começou a perceber que voltávamos e deixou de chorar, pelo que o deixávamos solto na parte de baixo da clinica! Era tão engraçado... deitava-se na sua caminha, à espera da "Oral Bar" , pois já sabia que a seguir ía ficar para dormir!
Bom, depois de muito pensar e pedir várias opiniões decidimos que o melhor para ele era mesmo ir para o canil!Apesar de não ser do meu agrado e deme fazer doer o peito, acho que é o melhor para que ele não sofra mais com as separações e para que quando saia de lá, seja para um dono e de vez! Mas se vissem o olhar dele... é tão doce... e parecia que percebia o que ía acontecer, pois algumas atitudes mudaram!
Lá foi ele no Sábado...Manedi a sua cama, o seu brinquedo e os "Oral Bar" e "Dentastix" que ele tanto gostava!
Meu Deus, como doeu vê-lo ir! Eu e a Maria já combinámos de ir vê-lo daqui a uma semana ou duas, e vou continuar na busca por um dono muito meigo e paciente! Aliás, acho que este blog, podia ajudar nestes casos de animais que conhecemos tão bem e que estão para adopção!
Tenho de acreditar que foi o melhor para ele; sei que ele iorá considerar isto um abandono ( mais um), mas antes agora que mais tarde.
Desta situação aprendi 2 lições muito importantes e não me vou esquecer delas! BOA SORTE IGOR!

Isabel disse...

Continuando....
Chegou a vez dos minhaus!
Pediram-nos ajuda para um gatinho encurralado num motor de um carro!Eu suspeitei que devia ser da ninhada de 3 gatinhos que tinha visto uns dias antes no jardim do eucaliptal, e estava certa assim que o vi!
A Maria lá o conseguiu tirar, umas arranhadelas e mordidelas depois!
Esse teve sorte, arranjou-se logo uma dona! É lindo o gatinho e estava ainda gordinho!
Um dia depois, ía eu a passear o Igor no jardim, quando deparei com uma coisisnha pequenina, enroladinha no chão, quase sem se mexer.. era um gatinho, igual ao da véspera, era um maninho! Segurando no Igor, fiz-lhe uma festa e ele deixou! Ora bem, pensei eu, se me deixas fazer-te festas deve ser porque estás mal, vou-te levar senão vais morrer aqui!
Prendi o Igor numa janela e lá fui eu buscá-lo; tirei a bata para embrulhá-lo, mas acho que ele não gostou do padrão, porque bufou-lhe e fugiu!hehehehehe
Apanhei-o numas ervas... estava muito magrinho!
O doutor suspirou quando me viu chegar com ele...e disse-me que tinha de me pôr uma palas nos olhos (a laia de piada)... pois de facto eu atraio estas situações!
Só me preocupava era o facto de, como já referi anteriormente noutra história, que os gatos só me aparecem "nas últimas"... e este era tão pequenino e a precisar de ajuda...que queria ver o estado dele. O Doutor sossegou-me ao dizer que em princípio não era nada grave, que não era nada que uma desparasitação interna e externa, alimentação e conforto não resolvessem!
E assim é...! Ah! É uma menina... ao menos tirei uma menina da rua!
Dono para ela? Pois, isso é outra história...; é que eu esqueci de dizer que normalmente os animais que eu apanho têm sorte em me encontrar, eu é que não tenho muita sorte em os dar! Para esta, no início também parecia haver um dono, mas depois... já não havia dono nenhum! As pessoas são assim... dizem coisas pela boca fora!Enfim, ela está linda e aparenta muita saúde! Parece que o meu estigma com os gatos se inverteu! Vamos lá ver se se arranja uma boa família para ela!
mas é melhor não demorar muito... é que, qualquer dia durmo na escada...já tenho 3 cães em 3 assoalhadas pequenas, e agora uma é só para ela! É uma delícia vê-la brincar, mas está muito sózinha!

Ah! E falta a história do "Piu-Piu" que se atravessou nos meus pès, pois mal conseguia voar...! Esse foi com o Doutor para casa! Boa Doutor! Já voa?!
Bom, histórias....da Tantas Patas!
Ás Patastantas... não sei onde iremos parar....

Isabel disse...

Ó Mami... conta tu a história do gatinho debaixo do carro...!
Esse também está com sorte... está com uma "casinha" (que é uma loja de flores)onde foi recolhido pela Cristina e pela Deolinda que tem pânico de gatos mas que não resistiu ao sofrimento dele e o deixou ficar lá na loja, e tem outra família, a Tantas Patas, que graças a ti que o viste, trata dele; que o leva ao colinho para fazer soro, lhe dá vitamina.... As histórias de final feliz é que nos dão força para continuar, não é Maria? Pelo menos fazemos aquilo que a cosnciência e o coração nos dizem para fazer!