segunda-feira, 26 de maio de 2008

ERAM SÓ TRÊS, VENHAM MAIS ... QUANTOS?





Logo no início da nossa actividade surgiu um apelo. Já conheço a Alexandra e a Cecília há alguns anos e saí da porta da primeira e vim para a porta da segunda. Provavelmente a vontade de ajudar animais necessitados e a generosidade de lhes proporcionar um lar também será genético pois, embora a filha Alexandra não possua tantos amigos felinos domésticos quanto a mãe Cecília, já contribui com a sua quota.

Souberam rapidamente da nova clínica e também foi com um apelo invulgar que começou a nossa colaboração. Nas traseiras da casa da Alexandra, uma denúncia atirara seis gatos jovens para o Canil Municipal de Lisboa, à espera do abate.

Então, as suspeitas do costume uniram-se para tomar a atitude do costume: resgatar aqueles infelizes.

Vieram do canil directamente para a clínica, que serviu então como uma espécie de centro de acolhimento. Depois de uma noite passada ainda em medo mas agora mais calma, depois de consultados e testados, lá seguiram para as "mães" temporárias.

Uma das gatas parira no canil, outra na casa de Alexa, uma terceira foi esterilizada. E quando a segunda mãe, logo após parir, ficou febril, a primeira dispôs-se a dar de mamar a todos. Então, após uns dias a recuperar fora da maternidade improvisada a partir da grande caixa de cartão onde viajara a jaula que os acolheu na clínica (irónico?), voltou para repartir a responsabilidade de ser mãe de nove e de mais um infeliz que apareceu entretanto.

A gata esterilizada também pára pela sala tomada de assalto à Alexa.

Os restantes três gatos estão com a Cecília que, entretanto não evitou ser adoptada (temporariamente, diz ela) por outro gato, em frente a sua casa, após emboscada cuidadosamente planeada.

Às patas tantas, tenho que parar e introduzir o mote desta entrada: estão sete gatos adultos e sete gatinhos para dar, pela Alexa e pela Cecília. Se estiverem interessados, prepararem-se: este processo de adopção promete ser mais difícil do que o de crianças em Portugal. Elas são tão mães-galinha que acredito vão pedir referências, registo criminal, extractos bancários, direitos de vista e fotos nos aniversários e Natal. Mas só porque os amam e não querem que eles passem por mais traumas do que os já vividos.

A Alexa e a Cecília contam as histórias dos dias destes seus filhos adoptivos num blog: http://setegatosquintais.blogspot.com/. Visitem-no e deliciem-se.

2 comentários:

Alexa disse...

Queridos Amigos "Tantas Patas":

Com este texto tão bonito é que, agora, me deixaram mesmo sem palavras e com a lágrimazita ao canto do olho (o que não é nada de estranhar no meu caso, como bem sabem)!...

Um imenso MUITO OBRIGADA nunca seria suficiente para vos agradecer tudo o que têm feito por estes 14 gatos (e por nós também)!

Tenho plena consciência que o invulgar apelo que vos fiz surgiu numa altura bastante crítica para a vossa clínica, em plena fase de abertura da mesma... imagino, por isso mesmo, o incómodo/perturbação que não vos deva ter causado este facto (já para não falar da catadupa de gatos que vos foram chegando às mãos naqueles 3 dias de Abril passado).

Mas, como costumo dizer, nesta vida, nada acontece por acaso!...

E só pessoas tão humanas, compreensivas, tolerantes e que gostam de animais, como vocês, se disponibilizariam para nos ajudar num momento como aquele.
Por isso mesmo, e perante gestos tão nobres (como os vossos), as palavras perdem todo o seu sentido... incluindo os "obrigada".
E apenas podem ser substituídas por gestos igualmente de entreajuda, como os que vos propus.

Muito obrigada por mais esta divulgação (maravilhosa!) dos gatitos que temos para adopção!

Um grande abraço


P.S. - Curioso, porque ainda não me tinha lembrado dessa ironia relativa à maternidade-improvisada ;) Mas a vossa ideia da caixa foi EXCELENTE!

P.S.2. - Quanto ao processo de adopção...
Futuros adoptantes, considerem-se isentos de apresentação de registo criminal e extractos bancários.
Mas direitos de visita e fotos nos aniversários e Natal, as mães-galinha agradecem! ;)

Cecilia disse...

Meus queridos amigos

Já chorei feita "Madalena arrependida", já tive que dizer ao meu chefe que me tinha entrado um cisco para a vista...
O texto está lindo e demonstra bem o vosso amor aos animais, por mais "trinca-espinhas" que sejam, como estes que invadiram a Clínica.
Os nossos/vossos 14 gatos ficam eternamente agradecidos (assim como eu) por tudo quanto têm feito, e continuam a fazer, não só por eles mas também pela mãe&filha.

MUITO OBRIGADA pela divulgação.

Um grande abraço

P.S. - Somos mesmo mães-galinha!